CAPTAÇÃO DE ÁGUA DAS CHUVAS

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

 

JUSTIFICATIVA:

 O crescimento urbano desordenado traz o aparecimento de problemas ambientais globais. O alto consumo de água, a falta de conscientização das pessoas e o uso de recursos naturais do meio ambiente agravam a preocupação com a escassez de água potável em todo o planeta.

A questão da água potável está se tornando um dos problemas mais graves da atualidade. O reúso e a captação são formas importantes de gerenciamento de recursos naturais, pois são maneiras de preservar o meio ambiente com diversas vantagens ambientais. Dentre elas a economia dos recursos naturais, a preservação da fauna e o bem estar da comunidade.

 

OBJETIVO GERAL:

  • Reduzir a quantidade de consumo de água potável;
  • Promover a educação ambiental na escola e comunidade;
  • Contribuir para a redução dos gastos com o tratamento de água.
  • Preservar os recursos hídricos;
  • Preservar os ecossistemas;

 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Identificar conceitos de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania;
  •   Reconhecer a importância da redução do consumo de água captada do rio, preservando sua vazão e reduzindo os gastos com o tratamento da água, diminuindo o trabalho das ETA’s (Estação de Tratamento de Água);
  •   Criar hábitos de respeito aos elementos e seres vivos que constituem nossa comunidade;
  •  Ampliar o projeto junto às comunidades residenciais;
  •  Divulgar as empresas e aos alunos, para tornarem multiplicadores do projeto, contribuindo com a formação ecológica da comunidade.

 

DESENVOLVIMENTO:

A captação da água das chuvas é feita em uma área de 180 m² calhas localizadas no Bloco C – Pavilhão Social e Biblioteca, tendo seu direcionamento para uma caixa d’água primária.

Direcionada para uma pré-filtragem através de uma tela de contenção, antes de atingir o reservatório primário. Em seguida é canalizada para a segunda caixa para decantação dos resíduos sólidos, depois é direcionada para um filtro deixando a água ainda mais limpa e pronta para o uso.

Esta água é armazenada em duas caixas subterrâneas pré-existentes e utilizada para lavar pisos, molhar o jardim e o viveiro de mudas do Projeto da Mata Ciliar (outro programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental desenvolvido pela Unidade).

 

SURGIMENTO:

 A Escola SENAI “Mário Dedini” implantou o projeto de captação de água das chuvas em agosto de 2007 e futuramente pretende ampliar a captação nos telhados dos blocos “A” e “C”.

 

RESULTADOS OBTIDOS:

Quantitativos:

Em 2006 o consumo de água na Escola estava em torno de 6.035 metros cúbicos, em 2007 reduzimos para 3.069 metros cúbicos (redução da ordem de 49%) e em 2008 reduzimos para 2.145 metros cúbicos (30% que o ano anterior).

 

Qualitativos:

Conscientização da comunidade escolar da importância da redução do consumo de água.

Redução do consumo de água tratada da rede pública.

A geração de novas idéias, tais como: a instalação de redutores de vazão em todas as torneiras da Escola.

 

METAS:

 - Reduzir o consumo de água tratada na Unidade em 5% em relação ao ano anterior.

 

METAS NÃO MENSURÁVEIS:

- Multiplicar as idéias e ações ambientalistas;

- Contribuir para a formação plena dos alunos;

- Desenvolver a cultura de respeito ao meio ambiente.

 

DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA:

O custo inicial para concretagem da área e a aquisição do filtro.

A conscientização inicial da comunidade escolar.

A manutenção periódica das caixas (pré-filtros), filtros e a própria caixa d'água.

 

INFRA ESTRUTURA DO PROGRAMA:

Área da qual se possa fazer a captação de água da chuva;

Pré-filtro (caixa para decantação da sujeira em suspensão na chuva);

Filtro;

Caixas para armazenagem da água captada.

A manutenção dos pré-filtro (caixas primária e secundária e o próprio filtro) é feita periodicamente pelos alunos, os quais são convidados pelos docentes, em intervalos regulares, para executar tarefas em cada um dos projetos de responsabilidade sócio-ambiental da Unidade e, entre elas, está a limpeza das caixas e do filtro.